HORA/DATA

sábado, 20 de novembro de 2010

CONSCIÊNCIA NEGRA...

O mundo inteiro vive uma verdadeira realidade, falar de negro, é falar de gente, é falar de povo. As sociedades dos países estão vivendo numa experiência, pois estão aprendendo a valorizar os valores uns do outros, daí, a importância das culturas, as diversas maneiras para compreender o que realmente é consciência negra. Uma das maneiras é lembrar o passado e ver que haviam brancos fazendo os negros sofrerem, na escravidão, tratando-os como se fossem animais!
.
Os negros, embora sofressem, tinham a sua cultura, tinham tempo para se animar, como por exemplo: a capoeira, que era uma luta de defesa pessoal. Eles também cantavam, dançavam e tinham os tipos de comidas que traziam consigo, do seu país de origem. Temos exemplos: pamonha, bolo de milho, feijoada, vatapá, etc.
.
Havia também religiosidade naquela época, como o candomblé, rituais, muitos acreditavam em deuses e espíritos.
.
Isso e muito mais devemos lembrar para entender o que é consciência negra, a humanidade, muitas vezes, já se conscientizou da importância dos negros para a formação do povo brasileiro. Como ? Valorizando-os, respeitando-os, como pessoas comuns, e realmente são, sem preconceito. Os negros vivem normalmente nesse mundo, nesse país sem preconceito, ocupando cargos importantíssimos.
.
Parabenizo os negros... EU sou negra e me orgulho de ser. Parabenizo os países, por valorizarem a todas as etnias e por todas as oportunidades que nos dão nesse Universo Democrático!
.
Fernanda Chaves da Cruz [8º ano B - Vespertino].
.
.
.

Nenhum comentário: