APRESENTAÇÃO
O projeto PLANTÃO DE LEITURA Eu leio e te Conto vem promover momentos de entretenimento, lazer, descobertas e aprendizagem. Proporcionando a formação de leitores responsáveis, comprometidos e mais preparados para enfrentar os obstáculos que terão ao longo de suas caminhadas, vislumbrando melhores dias e novos conhecimentos.
Partido do pressuposto de que a leitura é um veículo de transformação social, cultural, histórica, enfim... Durante a realização desse projeto, serão trabalhadas todas as componentes curriculares, todas as séries, turmas, turnos, alunos, professores, coordenadores e funcionários em geral. O projeto será desenvolvido a partir do segundo semestre parando mensalmente para verificação do envolvimento e compromisso de todos que fazem o CEEF e Anexo II.
JUSTIFICATIVA
Quanto mais cedo histórias orais e escritas entrarem na vida da criança, maiores as chances de ela gostar de ler. Primeiro elas escutam histórias lidas pelos adultos. A criança lê do seu jeito muito antes da alfabetização, folheando e olhando figuras, ainda que não decodifique palavras e frases escritas. Ela aprende observando os pais, os professores, os outros adultos.
Para Magda Soares, do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal de Minas Gerais (Ceale/UFMA), esse aprendizado chama-se letramento: “É o convívio da criança desde de muito pequena com a literatura, o livro, a revista, com as práticas de leitura escrita”. Não basta ter acesso aos materiais, as crianças devem ser envolvidas em práticas para aprender a usá-los, roda de leitura, contação de histórias leituras de revistas, entre outros.
Segundo Magda, um programa de formação de leitores deve se preocupar também com o desenvolvimento de professor como leitor, “porque se a pessoa não utilizar e não tiver prazer no convívio com o material escrito, é muito difícil passar isso para os alunos.
Em tempos hodiernos, em que se vive na era da informação e do conhecimento, o ato de ler é uma necessidade constante, uma vez que proporciona ao educando abrir-se para outras culturas. A cultura só poderá contribuir para essa universalidade, se primeiro, constituir-se como indivíduo consciente de sua própria expressão cultural.
De acordo com os PCNs, “Toda educação comprometida com o exercício da cidadania precisa criar condições para que o aluno possa desenvolver sua competência discursiva” (p. 23). Portanto, na percepção das situações discursivas que o aluno poderá constituir-se como cidadão e exercer seus direitos como usuário da língua.
Saber ouvir é outro aspecto de grande importância na aprendizagem. A leitura de histórias, poemas, contos, fábulas é uma atividade que se presta bem para desenvolver no aluno a capacidade de ouvir.
Diante do exposto foi que o Complexo Educacional do Ensino Fundamental CEEF e Anexo II, lançou o projeto PLANTÃO DE LEITURA “Eu leio e te Conto, vislumbrando melhores dias, alunos leitores, mais preparados e que não façam da leitura uma obrigação, mas sim um passaporte para uma aprendizagem tão almejada por todos os educadores.
OBJETIVOS
Geral
* Promover nos estudantes o apreço pela literatura e escrita a partir do desenvolvimento de trabalhos com histórias, clássicos, contos, lendas, poemas, filmes e músicas, de forma responsável e prazerosa.
Específicos
* Trabalhar a leitura, a escrita e a interpretação dos alunos a partir de leituras de textos diversos.
* Fazer leitura individual depois socializar para a turma.
* Trocar informações respeitando a opinião do outro e tentando minimizar os lapsos no desenvolvimento da leitura.
* Estimular o pensamento crítico e ampliar o vocabulário através da leitura.
METODOLOGIA
O projeto PLANTÃO DE LEITURA “Eu leio e te Conto” foi idealizado com o grande propósito de estimular a leitura e a escrita, despertando assim a criatividade, aguçando a inteligência dos alunos, no geral oriundos de famílias não alfabetizadas ou com pouca leitura de mundo.
Partindo desse pressuposto o projeto será desenvolvido da seguinte forma:
* Rodas de leitura;
* Leitura livre (entrevistas, reportagens de revistas e jornais, contos, livros, poesias, etc,);
* Paradidático para ser lido em casa (emprestado da Biblioteca);
* Gincana de leitura;
* Cruzadinha e passa-tempo;
* Produção de texto: coletiva e individual (oral e escrita);
* Filmes;
* Propaganda de livros;
* Murais;
* Jornal;
* Discussão do texto estudado;
* Interpretação de diferentes linguagens;
* Oficina literária;
* Leitura de fragmentos de livros (ao iniciar o encontro fazer a leitura para estimular a curiosidade do aluno);
Atividades:
* Leituras individual e coletiva;
* Produção de textos;
* Leituras diversas;
* Produção de material para oficina;
* Dinâmicas de grupo;
* Leituras externas;
* Sequência de histórias;
* Leituras de contos curtos;
* Leitura de paradidático. (poderá ser indicado pelo professor ou não);
* Leituras de biografias;
* Leituras de poesias;
* Cruzadinhas e passa-tempo.
Recursos didáticos:
* Livros de literatura infantil, clássicos, livros didáticos;
* Revistas;
* Contos;
* DVD;
* CDs;
* Data show;
* Caixa amplificada;
* Microfone;
* Máquina fotográfica;
* Impressão de fotografia;
* Impressão de cópias (textos, contos...);
* Papel (40 kg, A4, cartolina guache e cartão;
* Pincéis;
* Internet.
AVALIAÇÃO
Tendo como meta a formação de alunos leitores. A nossa avaliação acontecerá no decorrer do desenvolvimento do projeto, observando se houve uma mudança de atitude e observando os seguintes aspectos:
* Interesse;
* Participação;
* Compreensão;
* Desenvolvimento cognitivo;
* Produção nas atividades propostas;
* Senso crítico;
* Aprendizagem.
Referências:
Revista Criança
O prazer da leitura se ensina
Setembro 2005 – Ministério da Educação
Construir Notícias
O Valor do Conhecimento
Julho/agosto de 2010
Á Deus por todas as graças já recebidas
E pela a capacidade de recomeçar sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário